terça-feira, 4 de outubro de 2011

PREMIAÇÂO DO SPAECE 2010

A Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota, realizou a solenidade para entrega da premiação do SPAECE 2010. Foram 8 (oito) alunos contemplados na ultima edição realizada. Cada aluno recebeu um computador, doado pelo Governo do Estado aos docentes que obtiveram as melhores notas nas provas do SPAECE.


A solenidade ocorreu no ginásio da referida Escola e contou com a participação dos alunos premiados com seus respectivos pais, além dos demais colegas, alunos e professores que prestigiaram o evento. Também estiveram presente o Secretário de Educação, Francisco Carlos, o Secretário de Cultura e professor da Escola, Coelho Neto, O prefeito Edilardo Eufrásio, a supervisora do Núcleo de Coordenação da 2ª CREDE, Laís Sousa, além da diretora Rita de Cássia com os demais coordenadores da escola. Este ano o SPAECE realizará a prova novamente no fim do ano e continuará com a mesma premiação aos alunos que se destacarem em suas provas.

Um dos principais destaques da solenidade foram os pronunciamentos dos alunos premiados, pois puderam expressar seus contentamentos em receber seus prêmios e demonstraram toda sua sagacidade com palavras de estímulo aos demais alunos na busca dessa realização estudantil.


Os Alunos premiados foram estes:

  •  Antonio Jamir – 1º Ano
  •  Eridiana Rodrigues – 1º Ano
  •  Eleane Santos – 1º Ano
  • Julia Dutra – 2º Ano
  •  Mayara Silva– 3º Ano
  • Tamires Barbosa– 2º Ano
  •  Karoline Gonçalves– 2º Ano
  •  William Matos– 3º Ano



Endenta como funciona o SPAECE:

O que é o SPAECE?

SPAECE = Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando desde 1972, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE. Esse Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – SPAECE – Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

O que a educação do Ceará ganha com o SPAECE?

O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado, produzindo resultados por Aluno, Turma, Escola, Município e CREDE. Ao mesmo tempo os resultados têm servido de base à implementação de políticas públicas e de novas e criativas práticas pedagógicas nas escolas e municípios. O SPAECE tem se tornado um instrumento essencial para promover o debate público e favorecer a promoção de ações orientadas para a melhoria e a democratização do ensino, capazes de garantir, a todos, igualdade e oportunidades educacionais.

Como podem ser utilizados os resultados?

Podem ser utilizados pelas diversas instâncias do sistema de ensino. Pelos gestores da instância central na formulação, reformulação e implementação de políticas, programas e projetos. No âmbito das unidades escolares, pelos diretores, especialistas, professores e pais na revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político-pedagógico da escola que garantam o alcance de metas estabelecido, aumentando o padrão de qualidade e equidade da educação ofertada.

A participação de todos os envolvidos, sobretudo, dos Diretores e Professores é fundamental para o sucesso dessa avaliação, desde a aplicação à divulgação dos resultados.

FONTE: Governo do Estado do Ceará, SEDUC, CAED.













0 comentários:

Postar um comentário