domingo, 19 de junho de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA DEPUTADO FERNANDO MOTA

FECIFEMA 


A Escola de Deputado Fernando Mota promoveu a FECIFEMA 2011 (Feira de Ciências). O objetivo era proporcionar a valorização da criatividade, atitude científica tecnológica e suas aplicações, interagindo escola e comunidade em geral, o empreendedorismo, concretizando habilidades e competências adquiridas.

Foram apresentados diversos stands, entre eles, a utilização da palma como alimento, defensivo agrícola a base de pimenta, robótica, minhocário, biodigestor, energia alternativa, purificação da água, cidade sustentável, cobertura vegetal do solo, reciclagem, beneficiamento do couro e apicultura. Ambos os projetos foram baseados no desenvolvimento sustentável da região procurando melhorar as condições do meio ambiente e a produção agrícola.

A diretora Rita de Cássia e o coordenador da Área das Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias Professor João Filho declararam o início da feira por volta de 17h, um pequeno atraso de 50 minutos, pois os jurados Professor Antônio Carlos, Professor Marcos Duarte e Professor Otônio Ferreira, pediram um tempo para analisar os trabalhos escritos. 

 
A equipe vencedora foi O Esquadrão da Gastronomia do 2° ano A, que apresentou o projeto gastronomia com palma, o professor coordenador  Edmilson Sousa orientou os alunos: Eleane Silva, Gleidson Roger, Kilvia Tatyana, Rayane Nunes, Mirla Almeida, Girlane Rodrigues, que levaram o prêmio de trezentos reais, medalhas, troféu e a oportunidade de representar a escola na feira regional.

Em segundo o projeto de Robótica da equipe Agricubótica do 2° ano C, orientados pelo professor Mairan Mota, que mesmo sendo de outra área, fez seu trabalho com eficácia, os alunos: Bruna Rocha, Eridiana Rodrigues, Saniele Carlos, Silvania Martins, Adriana Duarte, Rafael Magalhaes Pedro Henrique Fernandes. Ganharam um prêmio de duzentos reais, medalhas e troféu.


Em terceiro Lugar a equipe Electrons do 3° ano D, ambos estavam desacreditados, pois seu projeto era “simples” limão como fonte de energia, mas conseguiram o terceiro lugar, fato esse que ambos ficaram impressionados. O professor orientador Olívio Santos conduziu os alunos Roberto Matos, João Evangelista, João Marcos, Márcio Adriano e Antonio Carlos. Ganharam cem reais, medalhas e troféu.
Duas equipes foram desclassificadas por utilizarem animais invertebrados em suas experiências, o que não era permitido no regulamento.
Contudo os alunos da Escola Deputado Fernando Mota estão de parabéns, pois a FECIFEMA foi uma verdadeira aula de conhecimento e esperamos que os projetos científicos apresentados não fiquem esquecidos, pois os alunos deveram continuar com os experimentos aprimorando seus conhecimentos.

Logo após a amostra científica aconteceu o TABUANDO, projeto realiazado no laboratório de informática desde fevereiro sobre o comando dos professores João Filho, Irisneuma Magalhães, e Vanderlan de Castro. Os vencedores foram:

 1° lugar JOSÉ JAMILO SOUSA
2° lugar KILVIA SARA DAMASCENO 
3° lugar BRUNA ROCHA SILVA   
Ambos ganharam medalhas e uma quantia em dinheiro.
 
Os alunos de melhor nota na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) também foram contemplados com medalhas e prêmio em dinheiro. Os melhores foram:
1° lugar CAMILA MESQUITA GONÇALVES
2° lugar MARIA SAMIRES MARTINS CASTRO 
  3° lugar MARIA JAQUELINE OLIVEIRA MATOS
Na coordenação desse projeto o professor coordenador da área das Ciências Humanas José Humberto Matos (Betinho).

0 comentários:

Postar um comentário